segunda-feira, 10 de novembro de 2014

PITEC - Proinfo 2014

O projeto “As coisas que ligam o campo e a cidade e nosso papel para melhorar o mundo”, surgiu a partir do trabalho com a revista volume 3 – Palavras com asas, Agrinho 2014 e juntamente com a contemplação do Ano internacional da Agricultura Familiar.
Como acolhemos  alunos da zona rural em nosso ambiente escolar, decidi em conjunto com a turma, após o relato de um aluno que compartilhou a experiência do trabalho com seus familiares, valorizar esse tipo de trabalho em comunidade, onde a alimentação é saudável e orgânica, protege o meio ambiente, relacionando assim com o desenvolvimento da aprendizagem em sala de aula.
Para concretizar esse projeto, optamos pelos seguintes objetivos:
● Estimular hábitos alimentares saudáveis;
● Valorizar a agricultura com forma de sustentabilidade e renda;
● Desenvolver conteúdos curriculares usando a experiência dos alunos, tornando-os mais significativos;
● Propiciar momentos de reflexão sobre o crescimento da aprendizagem individual e a importância da família nesse contexto.
Na revista Agrinho ocorre o envolvimento da família do personagem em sua aprendizagem escolar, utilizamos essa ideia para o nosso projeto.
À medida que a turma foi conhecendo a história e desenvolvendo as atividades propostas, selecionamos algumas palavras importantes e entre elas o nome de algumas frutas, isso nos deu asas para outras atividades. Então, ouvimos a preferência da turma e registramos em um gráfico e assim nosso projeto foi tomando corpo.



■ 1ª atividade: Gráfico da fruta preferida.  
■ 2ª atividade: Leitura informativa – Guia prático para uma alimentação saudável (Reader’s Digest – Alimentos saudáveis – Alimentos, pág. 288 a 290).

■ 3ª atividade: Vídeo no youtube – “Paredes de morango”.

■ 4ª atividade: Plantação dos morangos.
■ 5ª atividade: Situações problema – ampliando a vivência do plantio.
■ 6ª atividade: A vida das plantas – Ciências.
■ 7ª atividade: Aula passeio.

Enquanto educadora, aprendi com meus alunos a querer saber mais, a dar asas às novas possibilidades de descobertas e que o trabalho com projetos apesar de exigir bastante do educador, traz resultados significativos. A experiência que vivemos, eu e meus alunos, vai ficar para sempre em nossa memória.