Mídia-Educação no Contexto Escolar

     Hoje, escola, família, grupos sociais e meios de comunicação são compreendidos como importantes espaços educativos e socializadores.
     Belloni (2005, p.7) constata que a introdução das tecnologias de informação e comunicação ao longo do século 20 trouxe para o cotidiano das pessoas uma série de mudanças nos modos de acesso ao conhecimento, nas formas de relacionamento interpessoal, nas instituições e processos sociais, entre outras. A vida cotidiana está hoje mergulhada nas modernas tecnologias de comunicação, e isso traz grandes desafios para o campo da Educação, tanto em termos de intervenção quanto de reflexão.
     A integração entre as tecnologias de informação e comunicação (TICs) e educação deve se dar em duas dimensões indissociáveis (BELLONI, 2005, p.9): como ferramenta pedagógica e como objeto de estudo. Buckingham alerta para uma terceira dimensão fundamental de trabalho: o uso como veículo de expressão. Essa é uma perspectiva de formação para a cidadania do século 21, porque os jovens precisam não só de aprender a ler, mas também a 'escrever' através dos meios de comunicação de seu tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário