Conforme solicitação do curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs de 100 horas desenvolvi o Projeto Brincando e Aprendendo com o Trânsito.
O mundo globalizado nos incentiva ao consumo excessivo e o trânsito está interligado com essa questão, pois a circulação de veículos cresce em ritmo acelerado e as cidades não estão conseguindo oferecer condições adequadas para não haver congestionamentos, poluição ambiental e problemas de convivência entre pessoas.A escola, juntamente com a família, precisa proporcionar informações para os alunos, tornando-os cidadãos mais conscientes e responsáveis.
A grande parte dos alunos utiliza as vias públicas, pois moram nas proximidades da escola, outros fazem uso dos carros particulares e transportes escolares.
- Desenvolver as virtudes indispensáveis na vida em sociedade: respeito, paciência, tolerância, responsabilidade e humildade.
Objetivos Específicos:
- Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;
- Reconhecer e interpretar as principais formas de sinalização no trânsito: semáforo, faixa de segurança e placas;
- Desenvolver a atenção e a percepção, aplicando-as à obediência à sinalização de trânsito;
- Observar comportamentos dos motoristas e pedestres nas vias públicas;
- Pesquisar os meios de transportes antigos e modernos;
- Reconhecer os meios de transportes aéreos, aquáticos e terrestres.
Atividades trabalhadas:
- Minifilmes e vídeos educativos;
- Passeio ao redor da escola para conhecimento e prática das sinalizações de trânsito;
- Brincadeira de locomoção, obedecendo a sinalização de trânsito em sala;
- Pesquisa dos meios de transportes antigos, modernos e confecção de cartazes sobre os mesmos;
- Situações problemas explorando os meios de transportes;
- Desenhos dos meios de transportes conforme sua classificação: aéreos, aquáticos e terrestres;
- Cruzadinha e pintura;
- Leitura e debate sobre a importância das regras de trânsito;
- Músicas: Meios de transportes e Dirigindo meu carro.
Conteúdos:
- Língua Portuguesa: interpretação de placas de trânsito com os seus significados, cruzadinha, debate, minifilmes, vídeos e pesquisa.
- Matemática: formas geométricas e situações problemas.
- Artes: cores dos semáforos e músicas.
- História: meios de transportes antigos e modernos.
- Geografia: noção de espaço das vias urbanas e na sala de aula.
Avaliação:
A avaliação do Projeto ocorreu durante o processo pedagógico, através da participação, interesse e entusiasmo dos alunos na realização das diversas atividades desenvolvidas.
Conclusão:
Ao término deste Projeto foi possível observar nos alunos mudança de comportamento em relação as suas atitudes na convivência com a turma, o que demonstrou mais respeito pelos colegas e consequentemente isso fará diferença na vida desses futuros condutores.
" A vida é valiosa."
Referências Bibliográfica:
https://www.youtube.com/watch?v=WjZIOV94-RM
https://www.youtube.com/watch?v=Fs_nPZ2q2hc
https://www.youtube.com/watch?v=Z-sr0250-lE&feature=related
https://www.youtube.com/watch?v=Rjm-m9Sy9oE&feature=related
http://senna.globo.com/senninha/minifilmes_transito_video.asp?filme=filme01
http://senna.globo.com/senninha/minifilmes_transito_video.asp?filme=filme02
http://senna.globo.com/senninha/minifilmes_transito_video.asp?filme=filme03
http://senna.globo.com/senninha/minifilmes_transito_video.asp?filme=filme04
http://senna.globo.com/senninha/minifilmes_transito_video.asp?filme=filme05
https://www.youtube.com/watch?v=MKqeik3WdtY&feature=related
Nenhum comentário:
Postar um comentário