Projeto: Brincando e Aprendendo com o trânsito


Conforme solicitação do curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs de 100 horas desenvolvi o Projeto Brincando e Aprendendo com o Trânsito.
            O mundo globalizado nos incentiva ao consumo excessivo e o trânsito está interligado com essa questão, pois a circulação de veículos cresce em ritmo acelerado e as cidades não estão conseguindo oferecer condições adequadas para não haver congestionamentos, poluição ambiental e problemas de convivência entre pessoas.
             A escola, juntamente com a família, precisa proporcionar informações para os alunos, tornando-os cidadãos mais conscientes e responsáveis.
             A grande parte dos alunos utiliza as vias públicas, pois moram nas proximidades da escola, outros fazem uso dos carros particulares e transportes escolares.
 Este projeto vem orientar os alunos que Educação e Cidadania é o caminho para um trânsito amigável e seguro.
 O projeto trabalhou diferentes disciplinas e aconteceu durante a Semana do Trânsito, com os alunos do 1º ano A.
 Foram utilizados os seguintes recursos:
  * Humanos: alunos e professores;
  * Materiais: computadores, minifilmes, TV, vídeos, internet, jornais, revistas, carros de caixa de papelão, placas de trânsito, rádio, câmera digital e celular. 
             Objetivo Geral:
              - Desenvolver as virtudes indispensáveis na vida em sociedade: respeito, paciência, tolerância, responsabilidade e humildade.

             Objetivos Específicos:
             - Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;
             - Reconhecer e interpretar as principais formas de sinalização no trânsito: semáforo, faixa de segurança e placas;
             - Desenvolver a atenção e a percepção, aplicando-as à obediência à sinalização de trânsito;
             - Observar comportamentos dos motoristas e pedestres nas vias públicas;
             - Pesquisar os meios de transportes antigos e modernos;
             - Reconhecer os meios de transportes aéreos, aquáticos e terrestres.

             Atividades trabalhadas:
             - Minifilmes e vídeos educativos;
             - Passeio ao redor da escola para conhecimento e prática das sinalizações de trânsito;
             - Brincadeira de locomoção, obedecendo a sinalização de trânsito em sala;
             - Pesquisa dos meios de transportes antigos, modernos e confecção de cartazes sobre os mesmos;
             - Situações problemas explorando os meios de transportes;
             - Desenhos dos meios de transportes conforme sua classificação: aéreos, aquáticos e terrestres;
             - Cruzadinha e pintura;
             - Leitura e debate sobre a importância das regras de trânsito;
             - Músicas: Meios de transportes e Dirigindo meu carro.

             Conteúdos:
             - Língua Portuguesa: interpretação de placas de trânsito com os seus significados, cruzadinha, debate, minifilmes, vídeos e pesquisa.
             - Matemática: formas geométricas e situações problemas.
             - Artes: cores dos semáforos e músicas.
             - História: meios de transportes antigos e modernos.
             - Geografia: noção de espaço das vias urbanas e na sala de aula.




                




            Avaliação:
             A avaliação do Projeto ocorreu durante o processo pedagógico, através da participação, interesse e entusiasmo dos alunos na realização das diversas atividades desenvolvidas.

            Conclusão:
            Ao término deste Projeto foi possível observar nos alunos mudança de comportamento em relação as suas atitudes na convivência com a turma, o que demonstrou mais respeito pelos colegas e consequentemente isso fará diferença na vida desses futuros condutores.
            " A vida é valiosa."

Nenhum comentário:

Postar um comentário